Controle de Vetores de Adamantina promove “Agosto Verde”, mês de conscientização sobre da Leishmaniose

por adm publicado 10/08/2021 16h33, última modificação 10/08/2021 16h33

A Prefeitura de Adamantina, por meio do Departamento de Controle de Vetores, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, está realizando o “Agosto Verde”, mês de conscientização sobre a prevenção da Leishmaniose.

A iniciativa é importante, pois visa conscientizar os donos de cachorros sobre como a doença pode ser evitada.

Dentre as ações executadas, o órgão está fazendo visitas às residências entregando uma cartilha com orientações e posts nas redes sociais trazendo informações sobre a prevenção e em parceria com a Associação Apelos e Patas serão apresentados animais que estão disponíveis para adoção responsável.

Conforme explica a chefe do controle de vetores, Francine de Brito Alves, tanto o cachorro quanto o ser humano podem ser infectados pela doença quando são picados pelo mosquito palha que tem o protozoário que transmite a Leishmaniose.

Para evitar que isso ocorra, a higiene ambiental é fundamental para a prevenção da Leishmaniose Visceral.

O Controle de Vetores de Adamantina orienta que a população mantenha os quintais sempre limpos, retirando folhas, frutos e fezes de animais que possam fazer com que o solo fique úmido e favorece o desenvolvimento do mosquito transmissor.

É importante ainda dar o destino adequado ao lixo orgânico evitando assim que as larvas dos mosquitos se desenvolvam e, ainda, mantenha limpo os abrigos dos animais domésticos.

Sintomas da Leishmaniose Visceral em Cachorros

Os cachorros infectados com a doença podem apresentar: fraqueza, sonolência, emagrecimento e feridas na pele, principalmente na região do focinho. Os animais ainda podem apresentar um crescimento anormal das unhas bem como a perda de pelos.

Sintomas da Leishmaniose Visceral em Humanos

A pessoa infectada pela doença pode apresentar febre alta, fraqueza, emagrecimento e em casos mais graves pode evoluir para óbito.

O Controle de Vetores orienta que diante dos sintomas, os seres humanos buscam auxílio médico o quanto antes a fim de evitar o agravamento do caso.

Prefeitura Municipal de Adamantina